domingo, 29 de maio de 2011

Torneio Complementar Sub-14

Disputou-se no dia 28 de Maio, pelas 16H00, no Pavilhão Desportivo de Sampaio, mais um jogo do Torneio Complementar de sub-14 da ABS, que opôs as equipas do Sampaio e do CAB de Grândola. A nossa equipa viajou com 10 jogadores e a equipa da casa apresentou 9 jogadores. Foi a primeira vez neste torneio que apresentamos mais jogadores que a equipa adversária.

O jogo iniciou-se com o CAB a apresentar o quinteto formado por André, Rafael Guerreiro, Diogo Lúcio, Rafael Teixeira e Gonçalo Naves. Após uns momentos iniciais de estudo mútuo, ambas as equipas assentaram o seu jogo num estilo semelhante no que toca à defesa a meio campo, só que a equipa do Sampaio revelava maior rapidez sobre a bola e experimentava, com algum sucesso, o tiro exterior de forma a compensar a desvantagem na luta pelos ressaltos. A nossa equipa jogou algo lenta e desta forma acabamos por perder este primeiro quarto por 23 -17.
Para o segundo período entraram João Naves, Hugo, João Pereira, Giovane e Richad. Há da parte dos Javalis um aumento da velocidade no jogo, uma maior circulação de bola, embora passe a haver um maior equilíbrio nos ressaltos. Neste período os locais apostam sobretudo no contra-ataque, chegando a distanciar-se mais no marcador, mas os Javalis na parte final defendem melhor e convertem mais cestos. Como consequência o CAB vence este parcial por 1 pontos (14-13) e vai-se para intervalo a perder por 36-31.
O terceiro período foi o pior do jogo. Ambas as equipas jogaram de forma mais lenta, houve um maior número de lançamentos não convertidos e o equilíbrio foi a nota dominante já que neste parcial se registou um empate 12-12.
No início do último período, os Javalis chegam a estar a perder por 10 pontos (55-45), mas entre os 3 e os 7 minutos deste período, Gonçalo passa a jogar com mais velocidade, que aliado ao desgaste físico que os nossos adversários começam a revelar, é decisivo para a reviravolta no marcador. Na parte final deste período o CAB continua a aumentar a vantagem adquirida através de um jogo de retenção de bola, explorando as aberturas que surgiam e a exercer uma forte pressão defensiva. A cerca de 2 minutos do fim com um triplo de Gonçalo o jogo fica resolvido já que os nossos adversários deixam de lutar como antes faziam. Ainda ampliamos mais a diferença a nosso favor e o período termina com um parcial de 26-13 favorável para as nossas cores, totalizando-se o resultado final em 61-69.
A equipa de arbitragem, não teve um trabalho fácil, já que houve muitos contactos, dos quais resultaram algumas faltas que ficaram por assinalar para ambos os lados. Todavia, onde não esteve bem foi no julgamento das faltas atacantes (algumas tão evidentes) por parte dos jogadores da casa que errou ao marcá-las ao contrário.
Quanto á equipa do CAB, em relação a jogos anteriores notou-se uma diminuição no número de passes perdidos, houve mais mobilidade, embora nem sempre com a velocidade desejável, mais espirito de luta e mais uma vez, foi notória a influência que o Gonçalo teve no jogo da equipa, embora no terceiro período tivesse passado ao lado do jogo no que diz respeito à defesa. No quarto período já se viu o Gonçalo que estamos habituados a ver. Há que continuar a trabalhar para melhorar nos bloqueios, que embora neste jogo tivessem sido efetuados em maior número,  precisam de ser mais constantes no decorrer do jogo.
Quanto à estatística do jogo tem-se:
61 – Sampaio (23+13+12+13).
69 – CAB Grândola (17+14+12+26): Hugo (2pt, 4ft), Giovane (4pt, 1ft), João Naves (0pt, 0ft), Diogo (5pt, 3ft), Rafael Teixeira (0pt, 1ft), Gonçalo (39pt, 3ft), Rafael Guerreiro (3pt, 1ft), João Pereira (6pt, 2ft) e Richad (8pt, 0ft), André (2pt, 3ft).


Fernando Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário