domingo, 1 de maio de 2011

Torneio Complementar Sub-14

Disputou-se no dia 30 de Abril, pelas 17h30, no Complexo Desportivo José Afonso em Grândola, mais um jogo do Torneio Complementar de sub-14 da ABS, que opôs as equipas do CAB de Grândola e do Montijo BB. Este jogo veio após uma paragem de cerca de 1 mês e acontecia perante uma equipa que à partida sabia-se ser bastante forte. A nossa equipa apresentou 10 jogadores e a equipa do Montijo compareceu com 12 jogadores, alguns dos quais com boa compleição física.

Os Javalis entraram de início com o quinteto formado por Hugo, Giovane, João Naves, Rafael Teixeira e Richad. Foi um período em que se jogou com um ritmo algo elevado, com os nossos jogadores a desaproveitarem algumas oportunidades e em que a equipa do Montijo se revela eficaz no jogo alto junto às tabelas concretizando desta forma vários pontos. Termina-se período a perder por 11-20.
Para o segundo período, entram André, Bruno Mendes, um jovem sub-12 que se estreia neste escalão, Diogo, João Pereira e Rafael Guerreiro (que festejou mais um aniversário). A equipa do Montijo continua a jogar rápido mas os nossos javalis não acompanham o seu ritmo e a partir daí a equipa do Montijo através de um pressionante HxH a todo o campo vai conseguindo que os nossos jogadores se precipitem com as consequentes perdas de bolas e haja um avolumar do marcador a favor dos forasteiros. A eficácia dos nossos tiros continuava a ser baixa e dispomos de menos oportunidades para atirar ao cesto devido a uma defesa mais agressiva por parte dos jogadores adversários. Para o final do período as jogadas de contra-ataque, por parte do Montijo, começam a ser mais frequentes, apanhando com frequência os javalis em contrapé dada a lentidão que demonstram a recuperar as posições defensivas. Chega o intervalo com o marcador desfavorável para os javalis em 17 – 47.
No terceiro período, com Diogo, Giovane, Hugo, João Naves e Richad, assiste-se a um período em que as faltas cometidas são mais frequentes e há uma menor concretização por parte de ambas as equipas, em especial a dos javalis que revela dificuldade em acercar-se do cesto adversário. O treinador da equipa da casa procede a algumas substituições mas o cariz do jogo mantém-se e o CAB perde este período com um parcial de 5-15.
Entra-se no quarto período, com os javalis a revelarem uma menor frescura física em relação aos seus adversários, já que a equipa adversária foi rodando os seus jogadores e as jogadas de contra-ataque por parte do Montijo sucedem-se com o consequente dilatar no marcador a seu favor. Termina-se este período com um parcial desfavorável de 9-24 e um total de 31-86.
A equipa de arbitragem, da qual o autor destas linhas fez parte devido à ausência de árbitros, não teve um jogo fácil de dirigir, em especial na metade complementar, já que houve bastantes faltas cometidas. Cometeu alguns lapsos, que todavia não tiveram influência no desfecho final.
Quanto ao jogo da nossa equipa, notou-se a habitual dificuldade na concretização, muitas perdas de bola derivadas de maus passes ou de má receção, desconforto em jogar em HxH a campo inteiro imposto pela equipa adversária e bastante falta de agressividade na disputa da bola.
Quanto à estatística do jogo tem-se:
Hugo (0pt, 1 ft), André (6pt, 0ft), João Pereira (5pt, 4ft), Giovane (5pt, 4ft), Richad (8pt, 1ft), Rafael Guerreiro (2pt, 1ft), Diogo (1pt, 0ft), João Naves (3pt, 2ft), Rafael Teixeira (0pt, 0ft) e Bruno (0pt,0ft).


Fernando Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário