domingo, 20 de março de 2011

Torneio Complementar Sub-14

Disputou-se no dia 19 de Março, no Complexo Desportivo José Afonso em Grândola, um dos jogos da 6ª jornada do Torneio Complementar de sub-14 da ABS, que opôs as equipas do CAB de Grândola e do Sampaio. O jogo iniciou-se às 15 horas com boa afluência do público. A nossa equipa apresentou 9 jogadores, enquanto que a equipa do Sampaio compareceu com 11 jogadores, alguns dos quais mais altos que os nossos javalis, que para este jogo não contavam com a presença do capitão Diogo Lúcio a contas com uma lesão e para quem desejamos as rápidas melhoras.

Os Javalis entraram de início com o quinteto formado por André, Hugo, João Naves, Rafael Teixeira e Richad. Desde o início notou-se que os nossos javalis procuravam manter a posse da bola o mais tempo possível procurando o momento certo para penetrar e encestar. A estratégia surtia efeito e adiantámo-nos no marcador através de Richad, que aliás anotou os pontos todos da equipa neste primeiro período. Entretanto a equipa do Sampaio, através de lançamentos de longe e contra-ataques equilibra o resultado. Voltam-se a falhar inúmeros cestos por parte dos javalis e do lado contrário há um maior número de perdas de bola devido aos maus passes efetuados. Termina-se este período a perder por 8-9.
Para o segundo período, juntam-se a Richad, Giovane, Rafael Guerreiro, Tiago e João Pereira. O início não foi fácil, com a equipa do Sampaio a adiantar-se no marcador e os javalis a não concretizarem. A eficácia dos nossos tiros continuava a ser baixa e dispúnhamos de menos oportunidades para atirar ao cesto devido a uma defesa mais agressiva por parte dos jogadores adversários. Para o final do encontro voltamos a anotar pontos, cerca de metade dos quais através de lances livres em que a eficácia foi de 50%. Graças á recuperação encetada, conseguimos chegar ao final deste período com um parcial de 11-11 e fomos para o intervalo a perder por 1 ponto.
O terceiro período, com André, Giovane, Hugo, Rafael Guerreiro e João Pereira, foi semelhante ao segundo. A equipa forasteira adianta-se no marcador e durante algum tempo está com 4 pontos de avanço no marcador. Os nossos atletas voltam a falhar bastantes ocasiões e só na parte final os javalis dão a volta ao marcador e através de um parcial de 7-5 colocamo-nos pela primeira vez na dianteira do marcador, exceptuando o início do jogo, pela margem mínima.
Entra-se no quarto período, com os javalis a distanciarem-se no marcador e a equipa do adversária a recuperar. De parte a parte falham-se vários cestos, o jogo vive momentos intensos, com alternâncias no marcador e as claques a puxarem pelas suas respetivas equipas. Os nossos jogadores jogam agressivos na defesa o que dá azo a que o Sampaio beneficie de alguns lances livres que, felizmente para nós, pouco são convertidos. Na parte final do jogo, mais uma vez, os jogadores da equipa da casa revelam-se mais eficazes na concretização e distanciam-se no marcador, terminando o período com um parcial de 14-11 e que fixou o resultado em 40 - 36.
A arbitragem não teve um jogo fácil de dirigir, já que houve bastantes faltas cometidas, mas soube “segurar” o jogo, foi rigorosa no assinalar das violações e foi isenta.
Quanto ao jogo da nossa equipa, notou-se novamente a dificuldade na concretização, muitas perdas de bola derivadas de maus passes ou de má receção. Todavia, em relação a jogos anteriores, mostrou melhoria no capítulo defensivo, jogou com mais concentração e agressividade e teve mais pulmão e pernas para aguentar o jogo, já que a maioria dos atletas jogou 3 períodos.
No quadro seguinte apresentam-se alguns dados estatísticos, alguns incompletos, mas que servem para os nossos atletas terem uma melhor perceção do que fizeram. É bom, no entanto, não esquecer que há aspetos importantes do jogo que não são mensuráveis ou que não constam aqui, como por exemplo, bloqueios (há que melhorar este aspeto), colocação no campo, transição defesa-ataque, leitura do jogo, etc.


Fernando Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário