domingo, 20 de fevereiro de 2011

Torneio Complementar Sub-14

No dia 20 de Fevereiro a equipa de sub-14 do CAB de Grândola deslocou-se ao Montijo para defrontar a equipa do Montijo Banda Basquete, no Pavilhão Municipal do Montijo, num jogo a contar para a 3ª jornada do torneio complementar de sub-14. A equipa dos javalis apresentou-se com 9 jogadores enquanto que a equipa da casa apresenta 12 jogadores, a maioria dos quais mais altos que os nossos atletas e com boa compleição física.

O treinador Mário Sobral fez alinhar de início o quinteto constituído por Geovani, Hugo, Rafael Teixeira, Diogo e Richad. Os atletas do Montijo entram de rompante marcando vários pontos de seguida. Apostando numa marcação HxH em todo o campo e graças a uma maior rapidez sobre a bola, aliada a alguma permissividade por parte da arbitragem quanto ao contacto (ilegal) físico no desarme, chegaram ao meio do 1º período, altura em que o treinador do CAB, pede um desconto de tempo, a venceram por 12-0. Retoma-se o jogo mantendo-se, todavia, o cariz do jogo antes do desconto de tempo, com os atletas do CAB a terem dificuldade em transpor a linha do meio campo, tendo apenas efectuado um lançamento ao cesto adversário no período inicial do jogo que acabou com um parcial de 23 – 0 favorável aos montijenses.
Para o segundo período, juntam-se a Diogo, os atletas Rafael Guerreiro, João Naves, João Pereira e Tiago. Recomeçando o jogo com o mesmo tipo de dificuldades sentidas no primeiro tempo os nossos javalis só conseguem acercar-se do cesto adversário, ora atirando de longe, ora através de iniciativas individuais, e acabou por ser numa destas iniciativas, através de João Pereira, que marcamos os primeiros 2 pontos a cerca de 4 minutos do intervalo. Perdíamos então por 38 pontos. Ainda marcamos mais 4 pontos e fomos para intervalo a perder por 46-6.
Após o descanso, entramos com Hugo, Rafael, João Naves, João Pereira e Richad, com algumas substituições posteriormente efectuadas pelo treinador. Mantiveram-se as dificuldades sentidas até então e dessa forma terminou-se este período com um parcial desfavorável de 19- 2.
No último período, a tónica do jogo manteve-se, com alguns jogadores nossos já esgotados e que foram sendo substituídos, e terminou-se este quarto de jogo com um novo parcial desfavorável de 22-2, fixando-se, assim, o resultado final em 87-10. A equipa do Montijo venceu o jogo com toda a justiça.
Os nossos jogadores revelaram dificuldades no passe, já que eram lentos a desmarcarem-se para receber a bola do companheiro, que frequentemente se via cercado por dois jogadores adversários. No 1x1 também sentiram dificuldade. Desaproveitaram algumas oportunidades em atirar ao cesto, já que optavam por bater com a bola no chão quando a recebiam e depois já tinham o seu defensor directo a impedi-los de atirar. Revelaram também dificuldade em acompanhar o ritmo imposto pelo nosso adversário que, sem quaisquer dúvidas, apresenta um nível de basquetebol superior ao nosso.
Para terminar, não deixaria de fazer referência à actuação da equipa da arbitragem composta por 2 jovens que presumo serem estagiários. A sua actuação não teve influência directa no resultado, mas revelou bastantes falhas no que toca ao contacto físico. Permitiram cargas sobre o portador da bola, obstruções, desarmes com contacto nas mãos e tomaram algumas decisões erradas na reposição de bola ainda que neste aspecto errassem de igual modo para ambos os lados. Estiveram muito melhor nos dois últimos períodos em que acompanharam de mais perto as jogadas, ao passo que no primeiro estiveram pior. Neste período apenas assinalaram duas faltas, justas, contra a equipa forasteira e nenhuma à equipa da casa que até jogou de forma bastante mais agressiva que os visitantes…

Pelo CAB alinharam: Hugo (0pt; 0ft); João Pereira (2pt; 3ft); Giovane (2pt; 3ft); Richad (0pt; 1ft); Rafael Guerreiro (2pt; 1ft); Diogo (4pt; 3ft); João Naves (0pt; 0ft); Rafael Teixeira (0pt; 0ft); Tiago (0pt; 1ft).


Fernando Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário